— Sobre

Este website emerge da necessidade de acolher e divulgar tudo o que transborda do conhecimento construído na tese de doutorado “Quando o luto é luta, mobilização é ato criativo: Experiências coletivas de jovens e mães contra o genocídio da juventude negra”, que percorre as trajetórias de luta e de mobilização social do Fórum das Juventudes da Grande BH e da Rede Mães de Luta, duas iniciativas que trazem em comum a dor, luto e luta pelo fim do genocídio da juventude negra no Brasil. Realizada por Rafaela Pereira Lima, em pesquisa de doutorado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a tese foi orientada pelo Professor Márcio Simeone Henriques, do mesmo programa e, ao longo de sua construção, contou com intensa participação e inestimáveis contribuições de 30 ativistas das duas redes abordadas. 

Tendo as narrativas de histórias de vida como uma das principais metodologias de trabalho e como fio condutor das discussões, a tese em si não daria conta – por limitações próprias desse gênero textual acadêmico – de abrigar, na íntegra, os valiosíssimos relatos de vida e de luta, bem como as fundamentais reflexões, que os e as ativistas generosamente compartilharam com a pesquisa. O site foi criado com o objetivo principal de abrigar esse material tão precioso. Reunimos aqui, também, informações básicas e um apanhado histórico das duas iniciativas.  

Este site se propõe, ainda, a ser um repositório online de conhecimentos úteis para os interessados em conhecer e/ou em aprimorar processos de mobilização de redes que lutam contra o genocídio da juventude negra.  

Teoria e prática caminhando juntas, respeito e afetos imbricados, tudo isso para além dos manuais tradicionais de pesquisa, emergindo de uma construção coletiva de conhecimento: essa é a busca da tese. Caso queira baixar e ler o estudo, clique aqui (em breve). 

Que o desejo das pessoas envolvidas nesse trabalho se torne um desejo de cada pessoa que cruzar os caminhos deste espaço virtual: dar fim ao horror do genocídio da juventude negra. 

Correalização

jovens e mães
contra o
genocídio
da juventude
negra